(91) 99376-5215 | geral@mondegoengenharia.com
Você está visualizando atualmente Como a robótica pode mudar a indústria da construção

Como a robótica pode mudar a indústria da construção

  1. Introdução

O desenvolvimento acelerado da robótica e da inteligência artificial (IA), leva a crer o aparecimento de uma nova forma de fazer as coisas, já que, pelo menos virtualmente, as aplicações da robótica e de IA são ilimitadas.

Somando a isso, o aumento da população mundial aumenta a demanda por habitação, assim como por processos de construção mais sustentáveis.

A indústria da construção trabalhou, ao longo dos séculos, basicamente com os mesmos materiais e seguindo os mesmos processos. No entanto, o mundo viveu imensos progressos nos últimos tempo, em termos de inovação e tecnologia, e concerteza, a construção não estará imune a esse desenvolvimento.

Vivemos um momento fantástico e imocionante, já que diversas equipes de pesquisa estão desenvolvendo tecnologia robótica para desempenhar diversas tarefas repetitivas ou até aquelas mais perigosas, melhorando a qualidade, produtividade, eficiência, escassez de mão de obra no setor da construção e reduçao do número de acidentes e diminuição da sua gravidade.

Neste artigo, será abordado o tema da robótica na construção e quais os papéis que os robôs estão começando a desempenhar e como isso vai afetar esta indústria no futuro.



  1. Robótica no setor da construção

O desenvolvimento da tecnologia, é uma grande oportunidade para a indústria da construção superar muitos de seus problemas. Embora a automação já tenha entrado na construção de várias maneiras, a possibilidade de torná-la mais avançada pode ser verdadeiramente transformadora.

A automação também preenche as lacunas onde a mão de obra qualificada não pode ser encontrada e libera outras pessoas para se concentrarem em trabalhos mais importantes, que melhoram a eficiência e aumentam a qualidade.

O avanço tecnológico está em um ponto em que pode ser integrado com segurança aos canteiros de obras. A introdução de equipamentos de robôs autônomos pode ter um impacto profundo na indústria.

Isso abre alguns novos fluxos de receita em potencial. Basicamente, o que se pretende fazer é agregar valor aos seus clientes por meio de equipamentos mais confiáveis, melhorando a produtividade e eficiência do equipamento e, ao mesmo tempo, reduzindo a incerteza ou avarias.

Embora os trabalhadores não sejam necessários para realizar tarefas de trabalho intensivo, suas habilidades ainda podem ser utilizadas no canteiro de obras, realocando-as para o que os humanos fazem melhor, que é gerenciar recursos, pelo menos por enquanto.

Os robôs são programados para realizar uma série de atividades repetitivas e trabalhosas, como mover materiais, amarrar vergalhões, construir paredes de alvenaria ou até mesmo estruturas de impressão 3D.

Esses robôs devem ter um enorme impacto na indústria, reduzindo acidentes e aumentando consideravelmente a produtividade. A tecnologia também pode ajudar na redução da quantidade de resíduos produzidos.

Como a indústria da construção é conhecida pela enorme quantidade de resíduos que produz, a robótica pode também preparar o canteiro de obras durante a noite para que tudo esteja pronto para os trabalhadores pela manhã.

Isso pode acelerar os processos assim como evitar atrasos. Com a robótica, os trabalhos podem ser feitos em menos tempo e dinheiro do que levaria normalmente. O retrabalho e os erros dispendiosos que ocorrem naturalmente devido a erros humanos também podem ser evitados.



  1. Benefícios da robótica no setor da construção

Não há necessidade de dizer que os robôs na construção podem levar a indústria em grande medida. Aqui estão alguns dos benefícios:

  • Redução do erro

Provavelmente a vantagem mais importante da robótica na construção, a redução drastica dos erros. Os robôs podem fornecer um alto grau de precisão, reduzindo assim os erros humanos. Menos erros resultam em menos atrasos e assim menos interferência com o orçamento.

  • Redução do custo de construção

A minimização do atraso e a rápida conclusão dos projetos, bem como a redução do desperdício, podem limitar as despesas, aumentando os lucros.

  • Aumento da segurança dos trabalhadores

A responsabilidade mais importante dos gerentes de construção é fornecer um ambiente seguro e também garantir que os trabalhadores não se machuquem. Como o trabalho manual pesado é realizado por robôs, isso pode aumentar a segurança dos trabalhadores 

  • Aumento da qualidade

O maior benefício do uso da robótica é provavelmente a precisão com que ela executa as tarefas.

  • Diminuição do risco de incumprimento de prazos

A automação permite que os gerentes de construção cumpram os prazos, pois os projetos estão sendo executados com mais facilidade, o local de trabalho é mais eficiente e há menos erros.

  • Diminuição da dependência em mão de obra humana

A robótica provou ser muito eficaz em outras indústrias para enfrentar o problema da escassez de mão de obra e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade e a qualidade.



  1. Exemplos de robôs autônomos no setor de construção



  • Moldagem de concreto

Odico Formwork Robotics  que desenvolveu um robô que usa “corte com fio quente” para desenvolver moldes complexos de concreto de curva dupla. Tradicionalmente, esse processo demorado e caro era usado com moderação na construção.

Agora, os robôs podem ser programados para criar moldes de cofragem complexos com um grau de precisão maior do que um trabalhador humano e em uma fração do tempo.

 

Fonte: Youtube (Simon Duenser – “RoboCut: Hot-Wire Cutting with Robot-controlled Flexible Rods”




  • Alvenaria

O SAM 100  desenvolvido pela Construction Robotics afirma ser o primeiro robô do mundo disponível comercialmente para construção de alvenaria no local.

Há também o  Hadrian X  desenvolvido pela Fast Brick Robotics que pode imprimir em 3D e colocar tijolos de uma casa de alvenaria convencional em apenas dois dias. O Hadrian X está equipado com um braço articulado que pode colocar até 1000 tijolos por hora. 

        Fonte: futureside.com Fonte: futureside.com

  • Máquina de terraplenagem autônoma

Tecnologia como a  Topcon Machine Control  combina GPS com equipamentos de construção para automatizar parcialmente tarefas como terraplenagem.

Com a máquina utilizando GPS e planos digitais de alta precisão, ela pode realizar escavações ou nivelamentos de forma mais rápida, segura e eficiente. As obras podem até ser ajustadas por meio de atualizações em tempo real.

  • Robôs autônomos

Os robôs também estão assumindo a forma de rovers autônomos equipados com câmeras e sensores de alta definição que lhes permitem navegar pelos locais.

Capazes de identificar e evitar obstáculos, robôs como o “EffiBOT” desenvolvido pela empresa francesa de robótica  Effidence . O rover pode seguir trabalhadores, carregando ferramentas e materiais. 

Ainda mais avançado é este rover da  Doxel  que usa câmeras de alta definição e sensores LIDAR (Light Imaging, Detection and Ranging) para realizar inspeções no canteiro de obras, comparando o progresso com os modelos de projeto.

Imagens Fonte: futureside.com



  • Veículos autônomos de construção

A Safeai  é uma start-up para um projeto piloto que integra equipamentos como caminhões basculantes, tratores e carregadeiras com tecnologia de Inteligência Artificial (IA), tornando o veículo totalmente autônomo. O que significa que o veículo agora está rodando sem nenhum operador na cabine e conseguindo o trabalho.

  • Acabamento em drywall

A Canvas  é uma empresa que criou uma máquina autônoma para acabamento de drywall. O acabamento do drywall é uma das tarefas mais trabalhosas em que as ferramentas não mudam significativamente há 75 anos.

Imagens Fonte: futureside.com

A máquina trabalha ao lado da tripulação ajudando-os a agilizar o processo. O trabalhador só precisa orientar o sistema e dizer a ele o que fazer e onde fazer. A máquina pode aplicar materiais mais rapidamente com muita precisão.

  • Escavador autônomo

A Built Robotics  é uma start-up que utiliza software e hardware para automatizar equipamentos. Imagine que você queira cavar uma vala do ponto A ao ponto B, tudo o que precisa ser feito é inserir as informações e pressionar go e a escavadeira começa a fazer o trabalho automaticamente.

Fonte: futureside.com



  1. Futuro da robótica no setor da construção

Embora seja apenas o começo para ver o que a robótica pode fazer pela construção. Já existem robôs mais avançados em desenvolvimento que podem um dia substituir os humanos em certas áreas e funções de trabalho.

Embora isso possa parecer assustador, a ascensão da robótica e da inteligência artificial provavelmente levará à criação de novos cargos e oportunidades que ainda não foram imaginadas.

Veículos aéreos não tripulados (UAVs) ou “drones” estão agora subindo aos céus acima dos locais. Reduzindo drasticamente o tempo necessário para concluir as pesquisas e permitindo inspeções de locais ou edifícios mais bem informadas.

A realidade aumentada também está entrando em campo para permitir uma abordagem mais precisa e melhorar a segurança. A Bouygues Construction  está atualmente executando projetos piloto para implementar o uso de simuladores de realidade visual e tátil para melhor estudar e detalhar cada tarefa de trabalho. 

O cão-robô Boston Dynamics  Spot, equipado com uma câmera de 360 ​​graus, permite fotografar todos os detalhes de um canteiro de obras. O que pode simplificar os trabalhos das equipes, melhorar a segurança e permitir um melhor controle de prazos e custos.

Uma grande oportunidade para o uso de robôs no canteiro de obras do futuro é a inteligência artificial. Combinado com visão computacional e outras tecnologias de sensoriamento para monitorar o movimento de materiais e trabalhadores no local de trabalho, pode fazer a diferença.

Os softwares podem informar se um trabalho está atrasado ou se algo foi colocado no lugar errado. O aprendizado de máquina será crucial.

O futuro pode muito bem ver essas máquinas realistas assumindo alguns dos elementos mais simples e laboriosos da construção. Não substituindo funções de trabalho, mas preenchendo lacunas onde não há mão de obra e ajudando a fazer uma mudança radical na produtividade.

No entanto, o uso de robôs na construção continua sendo um campo de inovação ainda em desenvolvimento e representa menos de 1% do trabalho realizado hoje. O único grande progresso, de longe, está mais relacionado à melhoria das condições de trabalho e segurança.

No entanto, em um mundo que está colocando mais demandas na construção do que nunca e com mudanças rápidas que dependem da criação de casas suficientes, infraestrutura e limitação do impacto ambiental do desenvolvimento da construção. A automação no setor de construção é de alguma forma fundamental para o futuro.

Fonte: https://futurside.com/how-autonomous-construction-robots-are-rebuilding-the-construction-sector/